CULTURA E CIDADANIA

DIRETORIA DE CULTURA REALIZA CADASTRO DE ARTESÃOS

Publicado por Leandro Silva em 19/05/2017 às 10h34

DIRETORIA DE CULTURA E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA CADASTRO DE ARTESÃOS EM CAMOCIM DE SÃO FÉLIX-PE

Com o objetivo de valorizar os potenciais locais, o Governo de Camocim de São Félix, através da Diretoria de Cultura e Secretaria Municipal de Educação estará efetuando o cadastro dos artesãos camocienses.

Para a Diretoria, é de grande importância que todos os que trabalham com algum tipo de artesanato e desejam aprimorar técnicas e desta forma, ser beneficiado com geração de renda façam o cadastro. O artista devidamente cadastrado terá acesso a incentivos em termos de capacitação e divulgação do trabalho em feiras e exposições locais e regionais.

O Cadastro deverá ser feito na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Suely Vital, nº 03ª, ao lado dos Correios entre os dias 22 de maio e 09 de junho, das 08:00hs às 12:00hs.

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

 com informações da Assessoria de Comunicação e Imprensa / Assecom 

Categoria: CULTURA E CIDADANIA
Compartilhar

EXPOSIÇÃO CELEBRA A PINTURA DE PAISAGEM NO INTERIOR DE PE

Publicado por Leandro Silva em 12/05/2017 às 16h14

EXPOSIÇÃO CELEBRA A PINTURA DE PAISAGEM NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

Com curadoria de Raul Córdula, mostra exibe a partir de 20 de maio quadros de oito artistas pernambucanos atuantes nesse estilo, na Pousada Refúgio do Rio Bonito, em Bonito/PE

Lar de belezas naturais exuberantes, a cidade de Bonito, no Agreste pernambucano, recebe neste mês de maio uma exposição dedicada à natureza. A mostra “Arte no Refúgio da Beleza” exibe quadros de oito artistas do Estado que praticam a pintura de paisagem, estilo com forte e boa representação em Pernambuco. A expo é gratuita e acontece na Pousada Refúgio do Rio Bonito, com vernissage no dia 20 e abertura ao público geral de 21 de maio a 30 de junho.

Segundo o curador da exposição, Raul Córdula, a escolha da temática se deve ao protagonismo de Pernambuco nessa vertente artística, que foi reativada nos anos 1970 e 1990 e segue sendo perpetuada até hoje. “Quase não se pinta mais paisagens no Brasil, é praticamente apenas em Pernambuco. Essa marca se estende também ao interior do Estado; em Bonito, por exemplo, um grupo de pintores se dedica a esse tipo de arte. A exposição, portanto, é uma afirmação desse trabalho de qualidade feito aqui”, afirma.

“Arte no Refúgio da Beleza” conta com obras de quatro artistas que integram o coletivo atuante em Bonito – Andreza Silva, Alex Freire, Marcelo Júlio e Heron Martins – além de outros quatro que produzem no Recife – Antônio Mendes, Maurício Arraes, Marcelo Peregrino e Luciano Pinheiro. Ao todo, a mostra soma 32 quadros que se debruçam sobre temas como religiosidade, fauna, flora e vida no campo. As obras são retratadas através de técnicas variadas, como aquarela, tinta acrílica e tinta a óleo.

“A ideia é juntar as belas paisagens de Bonito com a beleza e a pluralidade da arte feita na cidade e em Pernambuco, incentivando ao mesmo tempo a produção artística e o turismo em nosso Estado”, comenta Fátima Magalhães, proprietária da Pousada Refúgio do Rio Bonito e uma das idealizadora do evento. Segundo ela, essa é a primeira grande ação cultural realizada no estabelecimento; a intenção é seguir promovendo outras atividades envolvendo cultura, arte, gastronomia e lazer.

Após o vernissage no dia 20, “Arte no Refúgio da Beleza” pode ser visitada gratuitamente pelo público. No dia 1º de julho, para fechar a exposição, haverá um leilão para venda dos quadros que compuseram a mostra, além de outros trabalhos dos artistas que expuseram no período.

SOBRE A POUSADA – O Refúgio do Rio Bonito foi fundado em 2009 pelos empresários Francisco Holanda e Fátima Magalhães com o intuito de incentivar o turismo na região e proporcionar um verdadeiro mergulho na natureza. O estabelecimento proporciona excelentes infraestrutura e serviços hoteleiros, além de experiência única de contato com belas paisagens, fontes de água mineral e vegetação nativa. A pousada está localizada na Zona Rural de Bonito/PE, a 136 km do Recife e a 850m de altitude. A cidade é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco, conhecida por suas cachoeiras e atividades esportivas como rapel, trilha e arvorismo. Mais informações: www.refugiodoriobonito.com.br.

 

SERVIÇO:

Exposição “Arte no Refúgio da Beleza”

Com obras de Alex Freire, Andreza Silva, Antônio Mendes, Heron Martins, Luciano Pinheiro, Marcelo Júlio, Marcelo Peregrino e Maurício Arraes.

Curadoria: Raul Córdula

Vernissage: 20 de maio de 2017, às 16h, apenas para convidados e hóspedes.

Período de visitação: 21 de maio a 30 de junho

Horário de visitação para não hóspedes: das 9h às 16h ou mediante agendamento.

Local: Pousada Refúgio do Rio Bonito (Sítio Rio Bonito, 595 – Colônia, Zona Rural de Bonito/PE)

Mais informações: (81) 3423.1561 / 99451-2690 / contato@refugiodoriobonito.com.br

Nossas redes: Facebook – /refugiodoriobonito; Instagram – @refugiodoriobonito

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG CAMOCIM NEWS >>

<< com informações do Jornalista Milton Raulino >>

BLOG CAMOCIM NEWS - ESSE É DAQUI, ESSE É DA GENTE!

Categoria: CULTURA E CIDADANIA
Compartilhar

JR OLIVEIRA PARABENIZA O VEREADOR DR. EDMILSON DE BONITO-PE

Publicado em 08/04/2017 às 16h08

JR OLIVEIRA PARABENIZA O VEREADOR DR. EDMILSON DE BONITO POR SUA SOLICITAÇÃO DA UNIDADE MÓVEL DA FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA - FAV

Unidade móvel esta que tem prestado bastantes cirurgias em algumas cidades do interior de Pernambuco.

O Empresário Jr Oliveira que reside na cidade de Camocim de São Félix parabeniza o Vereador Dr. Edmilson de Bonito pela atitude de solicitar o Pólo Cirúrgico da unidade móvel da Fundação Altino Ventura.

Sendo assim com essa conquista beneficiara muitas pessoas no tratamento oftalmológico como cirurgias de cataratas e outros tratamentos oftalmológicos

 

<< DA REDAÇÃO DO BLOG BONITO VIP NEWS >>

<< com informações da assessoria de imprensa do Jr Oliveira >>

 

Categoria: CULTURA E CIDADANIA
Compartilhar

DEBATE SOBRE POTENCIAIS CULTURAIS DE CAMOCIM DE SÃO FÉLIX-PE

Publicado por Leandro Silva em 23/03/2017 às 13h04

DEBATE SOBRE POTENCIAIS CULTURAIS DO MUNICÍPIO É PAUTA DE REUNIÃO ENTRE GOVERNO MUNICIPAL DE CAMOCIM DE SÃO FÉLIX E INSTITUTO ANTONIETA DE LIRA SILVA

O prefeito do Município se colocou à disposição para fortalecer as atividades desenvolvidas bem como expandir o raio de alcance, constituindo um caminho para melhorar a geração de renda e valorização dos talentos e potenciais locais.

Gerar renda através do artesanato é uma das missões do Instituto Antonieta de Lira Silva. Com um trabalho desenvolvido na comunidade de Santa Luzia, Zona Rural de Camocim, o Instituto procura além da inclusão social, proporcionar renda para artesãos da comunidade. Um trabalho reconhecido e que tem pretensão de expandir as atividades para outras comunidades e zona urbana.

Neste contexto, foi realizada na manhã desta quinta-feira (16) uma reunião com representantes do Instituto, Administração, associações, representante do Poder Legislativo, sindicatos e comunidade. Maria Durce Vieira, que integra o Antonieta de Lira, pontuou os trabalhos realizados e as dificuldades enfrentadas. O prefeito do Município se colocou à disposição para fortalecer as atividades desenvolvidas bem como expandir o raio de alcance, constituindo um caminho para melhorar a geração de renda e valorização dos talentos e potenciais locais.

“O encontro foi bastante produtivo e vê a disposição da Administração em estimular o crescimento e valorização do trabalho de artistas locais nos deixa muito otimistas”, confirma Maria Durce. A artesã e membro do Instituto, Emiliane Xavier, lembrou que cerca de sete artesãos estão participando em Santa Luzia e seria interessante que as atividades alcançassem outras comunidades, já que seria uma fonte de renda.

Os participantes ressaltaram a importância, especificamente para a economia de Camocim de São Félix, do fortalecimento das expressões culturais não apenas no artesanato, mas na música, pintura, artes, entre outras.

CONFIRA O VÍDEO

 

*Da Redação do BLOG CAMOCIM NEWS

*com informações do Portal da Prefeitura Municipal de Camocim de São Félix-PE

*Foto: Wesley Cruz / Assecom Governo de Camocim de São Félix

 

 

Categoria: CULTURA E CIDADANIA
Compartilhar

left show fwR b04s tsY bsd|tsN bsd fwB left show b20w|bsd tsN fsN fwB left hide b05s|bnull||image-wrap|login news fwB fwR tsY normalcase c10|fsN normalcase c10 fwB tsN|normalcase c10 tsY|login news fwR normalcase tsY c10|normalcase c10 fwB tsN|normalcase tsY c10|content-inner||